Todos sabem que o sarampo é uma doença transmitida por um vírus, altamente contagioso, que dá febre, mal-estar, dores pelo corpo, conjuntivite e bolinhas vermelhas espalhadas na pele.

Porém, poucos sabem que este vírus pode acometer o sistema respiratório, causando uma pneumonia para a qual não há tratamento específico. Começa com tosse, falta de ar e muita dificuldade para respirar que progressivamente evolui para insuficiência respiratória.

O vírus do sarampo também pode causar cegueira. Principalmente nas crianças com baixos níveis de vitamina A. Por isso é que toda criança com sarampo deve receber pelo menos duas doses de suplementação de vitamina A com intervalo de 24 horas entre as mesmas.

Outras complicações do sarampo incluem infecção no ouvido ou diarreia.

Quais os cuidados para não pegar sarampo?

Importante reiterar que o vírus do sarampo é altamente contagioso. Passa pelo ar, basta uma pessoa contaminada tossir no ambiente e o vírus é capaz de lá ficar, viável, por um período de até 2 horas.

Vacinem-se. Quem tem contraindicação para a receber a vacina deve evitar exposição pública desnecessária. Com doenças graves devemos ter todo o cuidado.

Fonte; https://g1.globo.com/bemestar/blog/ana-escobar/post/2019/08/26/como-o-sarampo-mata-as-pessoas.ghtml

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here