Fotos: Arquivo EP

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, conhecido pela sua sigla, SAMU, completa no fim deste mês, 7 anos de sua implantação em Três Pontas e região.

A inauguração deste importante serviço de saúde no Brasil foi em 2003, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, é financiado pelos governos federal, estadual e municipal, porém, só chegou ao interior em 2015. A sua finalidade é atender casos de urgência e emergência, é o grande divisor de águas no que se trata de socorro, rápido, mas com segurança e eficiência.

Foto: Arquivo EP

Em Três Pontas, abaixo do Terminal Rodoviário está localizada a Base, onde trabalha a equipe 24 horas por dia, todos os dias da semana. O socorro é acionado através da Central de Regulação das Urgências, que fica em Varginha. Na região são 34 bases descentralizadas por intermédio das 43 ambulâncias do serviço – 34 de suporte básico e 9 de suporte avançado, com estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As equipes das Unidades de Suporte Básico (USB), como do Município, é composta por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem, enquanto, nas Unidades de Suporte Avançado (USA), ela tem um médico, enfermeiro e um condutor-socorrista.

O SAMU é bastante lembrado em casos de acidentes, mas realiza uma lista infinita de atendimentos. Os socorristas se tornaram indispensáveis à população. Eles chegam no local, avaliam a situação do paciente e estão em contato direto com a Central. Caso seja necessário, a USA é acionada em situações mais complexas.

Levantamento realizado pela Equipe Positiva, junto Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas, que atualmente possui 153 cidades consorciadas, mostram que o SAMU realizou somente em Três Pontas, entre 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2021, 15.655 atendimentos.  Os atendimentos estão separados em cinco tipos, clinico (10.613), ginecológico e obstétrico (512), pediátrico (218), psiquiátrico (463) e trauma (3.849). Só em 2021, foram 2.348 atendimentos. Sem falar nos trotes que são passados diariamente na Central e a equipe desloca, enquanto poderia estar em outra ocorrência.

Casos que marcaram

São vários atendimentos bem sucedidos realizados pelo SAMU que marcaram a vida de muitos trespontanos.

Em janeiro deste ano, no dia 09 de janeiro a equipe do Samu de Três Pontas salvou a vida de um bebê que havia se engasgado. A equipe deslocou até a residência da mãe no bairro Santa Inês. A pequena Elisa Emanuelle, de apenas 2 meses, estava dormindo e havia se engasgado. Ao chegar ao local, o técnico de enfermagem, Breno Clementino Santos, com o apoio do condutor, Vaner Luciano, realizou as manobras de desobstrução de vias aéreas.

Após dois ciclos de manobras, a criança voltou a respirar e foi encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) para avaliação médica. Elisa foi liberada para sua casa na mesma noite e segue aos cuidados da mãe. A coordenação do serviço divulgou o caso e uma nota parabenizando os profissionais pelo empenho, dedicação e presteza no atendimento a esta criança, desejando à criança um futuro de muita saúde.

Um caso que já foi divulgado pela Equipe Positiva, foi em outubro de 2015. Os socorristas Gisele da Silva Pereira, Rogério Jacinto fizeram um parto dentro da USB. Uma jovem de 26 anos que mora no bairro Morada Nova, chamou o socorro porque estava com contração, mas o bebê começou a nascer quando a ambulância ainda estava em deslocamento. Quando a viatura chegou na porta da Maternidade Nossa Senhora de Fátima do Hospital São Francisco de Assis, a criança já estava vindo ao mundo e foi preciso fazer o parto, utilizando um kit que fica a disposição para estes casos de urgência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here