Santana da Vargem recebeu o título de Cidade pelo Comércio Justo, tornando-se a quarta cidade no Brasil a receber essa honra. Muqui (ES), Boa Esperança (MG) e Poço Fundo (MG) também são reconhecidas por suas práticas justas no comércio.
O Comércio Justo é um modelo comercial que coloca o ser humano e a sustentabilidade social, econômica e ambiental no cerne de suas operações. Dignifica o trabalho, respeita o meio ambiente e promove uma gestão responsável e sustentável.
Em Santana da Vargem, a busca pelo selo de Cidade pelo Comércio Justo deu origem ao “Justo Movimento”, uma rede de projetos da Coopasv, em parceria com o Governo Municipal de Santana da Vargem, Acaps, Grupo Pereira Comunicação, BRFAIR e CLAC. Os projetos desenvolvidos pelo justo movimento abrangem desde boas práticas até a promoção da economia circular.
Ao longo do último ano, diversos projetos significativos foram implementados na cidade, como o 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras, +CooperAção, Semana Cultural de Santana da Vargem, Dia de Cooperar, Escola Itinerante e a criação da associação dos feirantes, entre outros. Esses esforços resultaram no reconhecimento de Santana da Vargem como uma cidade comprometida com o comércio justo.
Na última terça-feira (12), o prefeito José Elias Figueiredo (Zé Elias), o diretor presidente da Coopasv, Francisco de Assis, e a gerente geral da cooperativa, Beatriz Pereira, receberam das mãos da gestora da CLAC, Paola Figueiredo, o certificado que atesta o título conquistado pela cidade. Este é um marco significativo que reflete o comprometimento da comunidade em promover práticas comerciais éticas e sustentáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here