Fotos: Denis Pereira - Equipe Positiva

 

Um dos momentos mais aguardados do ano por todos os brasileiros sem dúvidas foi o da aplicação da vacina contra a covid-19. Para que a campanha fosse realizado, foi necessário movimentar um elevado número de profissionais da saúde que se desdobraram, inclusive aos sábados, como neste fim de semana, quando as pessoas que foram imunizadas com a Pfizer, foram convocados para adiantarem a segunda dose para todo o mês de outubro.

Nestes dias de vacinação o que vem chamando a atenção da Secretaria Municipal de Saúde é a disposição, presteza e alegria em estar imunizando os trespontanos contra uma doença ainda desconhecida, que foi capaz de mudar o mundo, as pessoas e a forma de todos viverem. À aqueles que estão sendo vacinados, o sentimento é de gratidão e esperança.

Na manhã do último sábado (16), uniformizados com camisetas com uma mensagem de agradecimento pela dedicação ao longo de tantos meses de trabalho, eles receberam na Escola Caic, a homenagem das autoridades do município. A secretária de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa, afirma que Três Pontas está fazendo muito bem a sua parte, graças ao apoio e liberdade dada pelo prefeito Marcelo Chaves e a sua grande equipe. “Estamos nesta grande campanha sem registrar nenhum problema na aplicações da primeira, segunda e terceira dose e estamos seguindo as regras impostas pelo Ministério da Saúde”, acrescentou Teresa. Parabenizando a equipe que atua na vacinação, ela destaca que vê a alegria nos olhos dos profissionais que está lugando pela vida e a dedicação deles em imunizar a população trespontana toda vez que são convocados.

A enfermeira coordenadora do PSF Odilon Teodoro Leite, Andiara Priscila Caselato, é agradecida ao prefeito Marcelo Chaves e a secretária Teresa Cristina pelo apoio para que eles possam fazer este trabalho, que ela classifica como honroso. A campanha contra a Covid, serviu para unir as vacinadoras que são cerca de 20 empenhadas e estão nas unidades de saúde. Ela aproveita para alertar para que ninguém deixe de se vacinar.

A secretária de Saúde Teresa Cristina e a agente de saúde Rosely Fabri

O diretor do Caic Celso Vitor Fernandes “Marron”, diz estar muito feliz porque a escola além do trabalho educacional e social realizado ao longo dos anos, com ele a frente da instituição de ensino, pela primeira vez na sua história, se tornou um enorme posto de vacinação. “Para nós do Caic é uma satisfação enorme estarmos de portas abertas para atender a população neste momento atípico. É preciso destacar a luta de quasa dois anos destes profissionais”, diz Marron.

A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Débora Helena Ribeiro, informou que Três Pontas tem uma boa adesão da vacina contra a Covid-19. Dados apontam que o município atingiu o marco importante de 50% da população vacinada com as duas doses a partir de 12 anos. Com a primeira dose, são mais de 40 mil pessoas imunizadas. O resultado disso, é que a mais de uma semana, o Hospital São Francisco de Assis não tem internados por Covid-19, nem mesmo com suspeita e a mais de um mês não tem mortes provocados pela doença, o que para Débora é resultado da vacinação.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Lara Miranda Silva, diz que a medida que a vacinação vai avançando a cidade vai ficando livre da doença, recebendo um quantitativo grande de doses. Ela orienta que o intervalo da segunda para a terceira dose, ou dose de reforço, vem do Ministério da Saúde. Diferente do começo, o intervalo da primeira para segunda dose é de 60 dias. Uma forma de aumentar a imunidade e menos pessoas correndo o risco das pessoas contraírem a Covid-19. No caso dos idosos, a espera entre a segunda com a terceira dose, é a partir de 6 meses. O adiantamento realizado com a Pfizer é uma estratégica que envolve inclusive o descongelamento da vacina para não haver perdas da vacina. No caso dos imunodeprimidos o intervalo é 28.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here