Em análise realizada pelo Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas Gerais (Geesul), Três Pontas passou no Sul de Minas da 46ª posição para a 38º, em relação ao PIB per capita, tendo como referência o ano de 2020
O município de Três Pontas está finalizando o ano com mais uma excelente notícia. No que tange à gestão municipal e ao desenvolvimento econômico, em 2022 tivemos grandes resultados a serem comemorados, como a conquista do duplo pódio no Índice de Governança Municipal de 2022, do Conselho Federal de Administração (CFA), sendo: 1º lugar geral no Estado de Minas Gerais e 1º lugar Nacional entre os municípios que têm entre 50 e 100 mil habitantes. Além disso, os investimentos realizados em infraestrutura colocaram Três Pontas em uma ótima posição em relação à geração de emprego, principalmente no que tange à indústria e ao comércio, segundo o Caged.

A mais recente notícia é que, após análises realizadas pelo Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas Gerais (Geesul) e tendo como referência o ano de 2020, o PIB per capita de Três Pontas cresceu e melhorou 8 posições no ranking regional, subindo da 46ª para a 38ª posição.
O Produto Interno Bruto (PIB), é o indicador que mensura a produção de um país, região ou município. Através dele é possível verificar o andamento da economia local, observando se há crescimento econômico, desaceleração, estagnação ou recessão. São considerados os valores agregados de quatro principais setores da economia: agropecuária, indústria, serviços e administração pública. Já o PIB Per Capita, verifica a distribuição da riqueza gerada pela produção para toda população local, dividindo o PIB pela população do município. (Fonte: Ascom PMTP)