A maior festa popular do Brasil está de volta, dois anos pós pandemia da Covid-19. A espera gerou uma grande expectativa para o retorno do Carnaval em 2023. As cidades estão movimentadas, o comércio de vários setores está aquecido com as vendas para a Festa de Momo.

Com uma programação variada como festival, o Carnaval deixou de ser em todo o Brasil, a festa do samba e axé e se transformou em uma mistura de ritmos. Três Pontas acompanha esta tendência e variou, do sertanejo ao eletrônico do DJ. As tradicionais marchinhas não saem de moda e divertem de crianças até quem viveu aquele tempo áureo quando elas foram crianças nas décadas de 60 e 70. E esses sons serão nos três ambientes onde o Carnaval acontece, na aconchegante Pracinha do Centenário, no Sambódromo Jaime Abreu na Avenida Oswaldo Cruz e no Distrito do Pontalete a beira do Lago de Furnas, que margeia ao todo 32 municípios sul mineiros.

Com segurança reforçada, com todo efetivo da Polícia Militar empenhado e com reforço vindo da região, a expectativa é que tudo seja tranquilo e que as pessoas possam matar saudades deste período que começa neste sábado (18) e vai até a terça-feira (21), com disposição, esbanjando alegria.

Com equipes de segurança contratadas pela organização, a PM terá o apoio para que a ordem seja mantida, seja para que é folião, que vai viajar, curtir o Carnaval no Pontalete ou na zona rural ou para quem vai aproveitar para repor as energias em casa. De acordo com o comandante da 151ª Companhia de Polícia Militar Capitão Júlio César Gomes Soares, as guarnições farão inclusive blitz em pontos estratégicos, inclusive na estrada que liga Três Pontas ao Distrito do Pontalete. O evento lá é entre 14h e 18h, com shows todos os dias com a Banda Exta’Z. A recomendação é que ao sair e pegar a direção, tenha sempre o motorista da rodada.

Um quesito fundamental do evento para garantir a segurança é fechar o ambiente carnavalesco e para entrar na Avenida do Samba, é preciso passar por revista. Por isso, a organização orienta que as pessoas leve o menos coisas possível. Cooler está permitido com recipientes de plástico e, nada de vidro poderá entrar no ambiente. Comerciantes que estão em torno do Sambódromo também não pode fornecer este tipo de material para os foliões. Mas não é preciso se preocupar, pois tem praça de alimentação com venda de bebidas e comidas, além de vendedores ambulantes.

As entradas foram limitadas a 6 mil pessoas por noite na Avenida. Os ingressos custaram preço simbólico, chamado de solidário, já que todo o dinheiro vai ser destinado exclusivamente para duas instituições que precisam da ajuda da população – o Hospital São Francisco de Assis e a Vila São Vicente de Paulo. Cada entrada custou R$3 e o pacote para todos os dias R$10. Como já era esperado as entradas esgotaram no início da manhã desta sexta-feira (16). E como já estava avisado, não haverá venda na portaria. O secretário de Cultura, Lazer e Turismo Alex Tiso Chaves, defende que este apoio dado sempre pelos eventos realizado pela Administração fazem a diferença para quem sempre está atuando em prol dos trespontanos.

A festa começa logo depois do almoço, as 14h, na Praça do Centenário, com área para recreação com diversão para a criançada. Até as 19h é preciso ter fôlego e seguir em cortejo até a Avenida Oswaldo Cruz, onde lá as 21h começam os shows, sempre com uma atração da cidade e depois uma atração nacional. E se o Carnaval é para a família inteira, tem espaço até para a sofrência, a segunda-feira será especial para elas. As cantoras Amanda Rissi e Yasmim Santos sobem ao palco, em frente a escadaria do Sambódromo Jaime Abreu e ao Camarote Brahma para mostrarem o poder da mulher. Aliás, a trespontana tem o timbre de voz e o perfil daquela que deve ser uma de suas fontes de inspiração para chegar ao estrelado nacional.

O encerramento será todos os dias, as 2h da madrugada. Nesta hora é voltar para casa, repor as energias para o dia seguinte. Na terça-feira, a ida terá um gosto especial, de que vale a pena esperar e podemos celebrar a vida, de poder estarmos vivos após um período de incertezas que vivemos, na confiança que com saúde e sempre Deus na frente, poderemos nos encontrar na folia de Momo de 2024.

O Carnaval é uma realização da Prefeitura Municipal, em parceria com a Associação Cultural de Três Pontas (ACTA), Associação Comercial e Agroindustrial (Acai-TP) e o movimento Carnavaliza-TP, com apoio de empresas e instituições.

Sábado
PRAÇA DO CENTENÁRIO
14:00 – Som mecânico
14:30 – Rasgacêro
16:00 – Banda de Marchinha
17:00 – Carnaval do Cabral (Bruno Cabral)
18:30 – Banda de Marchinha
19:00 – Saída do Cortejo
SAMBÓDROMO – AV. OSWALDO CRUZ
20:00 – Abertura dos portões – som mecânico
21:00 – Lidy e Wallace
23:30 – Terra Samba
02:00 – Encerramento
Domingo
PRAÇA DO CENTENÁRIO
14:00 – Som mecânico
14:30 – Rasgacêro
16:00 – Banda de Marchinha
17:00 – Lidy e Wallace
18:30 – Banda de Marchinha
19:00 – Saída do Cortejo
SAMBÓDROMO – AV. OSWALDO CRUZ
20:00 – Abertura dos portões – som mecânico
21:00 – Camisa 10
23:30 – Bruno Cabral
02:00 – Encerramento
Segunda-feira
PRAÇA DO CENTENÁRIO
14:00 – Som mecânico
14:30 – Rasgacêro
16:00 – Banda de Marchinha
17:00 – Carnaval do Cabral (Bruno Cabral)
18:30 – Banda de Marchinha
19:00 – Saída do Cortejo
SAMBÓDROMO – AV. OSWALDO CRUZ
20:00 – Abertura dos portões – som mecânico
21:00 – Amanda Rissi
23:30 – Yasmin Santos
02:00 – Encerramento
Terça-feira
PRAÇA DO CENTENÁRIO
14:00 Som mecânico
14:30 Rasgacêro
16:00 Banda de Marchinha
17:00 Lidy e Wallace
18:30 Banda de Marchinha
19:00 Saída do Cortejo
SAMBÓDROMO – AV. OSWALDO CRUZ
20:00 – Abertura dos portões- som mecânico
21:00 – Dj Kevin
23:30 – Sambô
02:00 – Encerramento
PONTALETE
Todos os dias, das 14h às 18h – Banda Exta’z tocando repertório de carnaval diversificado, com muito samba, axé e marchinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here