Home Blog

Agrônomo é preso com arma usada para ameaçar motorista

0

 

A Polícia Civil prendeu um engenheiro agrônomo de 33 anos, durante a tarde desta quarta-feira (29), acusado de usar uma arma de fogo, para ameaçar um motorista em Três Pontas. O caso foi investigado e a equipe da Delegacia de Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça e encontrou a arma com o agrônomo.

O caso começou no início deste mês em um posto de combustíveis, quando houve uma discussão e agressão entre os dois homens. O agrônomo no meio da briga, foi até o carro que ele estava e pertence a empresa onde ele atua e sacou de uma arma. Felizmente não houve disparos e os ânimos foram acalmados.

Porém, o motorista que foi ameaçado procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrências. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso. As imagens das câmeras de segurança, mostraram que ele estava armado. Ao pesquisar sobre o agressor, a polícia confirmou que ele não possui porte legal de arma de fogo e nem mesmo a posse (quando a pessoa pode ter a arma em casa). “Ele não tem nenhum tipo de autorização para portar arma de fogo e não poderia estar com uma”, alertou o investigador Rodrigo Silva.

Ao cumprir o mandado na casa dele, no bairro Vivendas do Bosque, os investigadores encontraram um revólver calibre 38, escondido debaixo do banco do passageiro da caminhonete usada por ele para trabalhar e duas munições intactas. Como se não bastasse isso, ao analisarem a arma perceberam que ainda que estava com a numeração raspada, o que agrava a situação do investigado.

O delegado Dr. Gustavo Gomes, explica que o rapaz responderá por duas situações diferentes. No dia 11, por ter usado a arma para ameaçar o motorista, que representou e gerou o inquérito. E também por portar o revólver, que estava com a numeração raspada, o que agrava sua situação perante o Código Penal. A pena que poderia ser de porte simples entre 2 e 4 anos, salta para entre 3 e 6 anos,

Ele alegou que trabalha na zona rural e estaria andando com ela para a sua segurança, mas não tinha autorização e nem permissão para isso, o que é considerado crime.

Você sabe quem são eles? Interact outra vez! Conheça este movimento mundial que está presente em Três Pontas

0

 

O Interact Club de Três Pontas, clube de jovens patrocinado pelo Rotary Internacional, destinados a mudar o mundo juntos e fazer de nossa sociedade, um lugar melhor para se viver, está convidando a todos para um evento que será realizado nesta quinta-feira (30), as 20:00 horas, no Centro Cultural Milton Nascimento. Será o “Interact de Portas Abertas”, um evento dinâmico e completo para os jovens e seus familiares conhecerem o clube.

O Interact Club está destinado a tornar o jovem em um líder. Atualmente, são mais de 468.556 interactianos no mundo todo, com 20.269 clubs abertos em 159 países diferentes. Interact é um programa do Rotary que consiste em clubes de prestação de serviços para jovens entre 12 e 18 anos. Embora sejam patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apóiam, os Interact Clubs são completamente autônomos.

O objetivo é aumentar essa conta. As reuniões do Interact em Três Pontas, são todos os sábados às 14h30 na sede do clube. Os jovens formam um grupo social que faz projetos em prol da comunidade e que muda o mundo através de suas ações. Eles trabalham a liderança de cada associado, o trabalho em equipe e a harmonia do grupo e a oratória.

Quem sabe você não é um futuro interactiano e daqui a pouco vai estar gritando com a turma: Quem são vocês? Interact outra vez!. Tem alguém cansado aqui? Aqui ninguém se cansa!

Preencha o formulário e faça a sua inscrição a tempo!
https://forms.gle/kiV5K9vGtd4ckAet7

 

Prefeito Marcelo Chaves discursa ao lado de Diego Andrade, no lançamento da Frente Parlamentar do Café em Brasília

0

 

O prefeito de Três Pontas e presidente do Concafé Marcelo Chaves Garcia (PSD), juntamente com o vice prefeito Luis Carlos da Silva (PP), prestigiaram a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar do Café, nesta terça (28), no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A frente tem como presidente o deputado federal Emidinho Madeira (PL-MG), vice o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) e o deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) será o secretário. Na solenidade estiveram presentes parlamentares, autoridades estaduais e municipais, entidades do agro, representantes do setor cafeeiro, além de sindicatos rurais, cooperativas e cafeicultores.

A Frente Parlamentar do Café trabalha pelas pautas relativas ao grão. Entre elas a serem tocadas pelo grupo estão o fundo de defesa da economia cafeeira (Funcafé), pesquisas relacionadas à cultura do café e sobre investimentos no setor, política nacional de incentivo à produção de café de qualidade (PL 6021/2019), benefícios sociais para os trabalhadores do café, seguro rural, entre outros assuntos.

Na abertura do lançamento da frente, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), destacou o empenho de seu governo no desenvolvimento do agro e, em especial, da cafeicultura. “Nós temos procurado valorizar os produtos mineiros e nada mais mineiro do que o café, dando total assistência aos pequenos produtores e reconhecendo a produção de cafés especiais”.

Zema também falou sobre a parceria do governo do estado com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). “Trabalhamos juntos, porque somos um estado que apoia quem trabalha e gera emprego”.

Em seu discurso de posse, o deputado Diego Andrade, destacou a parceria que tem com os colegas que assume a Frente com ele e juntos tem desafio importante de apoiar a cafeicultura e os produtores. Desafios maiores ainda são dos cafeicultores que a cada safra e diariamente convivem com as incertezas. O que mais chama a atenção do parlamentar, é que em um mercado tão forte, como o do café no Brasil é tão pouco utilizado o seguro que dá proteção ao produtor. Diferente de outros países, como por exemplo os Estados Unidos, onde existem vários tipos de lavouras e sempre com seguro. O risco no Brasil é todo do produtor e isto na avaliação dele, é um grande problema porque não há planejamento e custo de produção, que resista a geada, a chuva de granizo, aos problemas que acabam comprometendo toda uma produção e conta fica sempre com o produtor.

Na visão dele, é preciso construir frentes de trabalho, demonstrar a importância da união de todos, mas também aprofundar em questões específicas, que ele se coloca a disposição para assentar com o setor bancário. No caso do seguro, o acompanhamento pode ser feito via Embrapa ou até das cooperativas. “Precisamos estar unidos, independente de partido político ou de governo para poder proteger toda a cadeia produtiva de um setor que gera tanto emprego e renda ao Brasil” concluiu Diego Andrade.

De forma virtual, a trespontana Vanusia Nogueira, que é a diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC), falou diretamente de Londres. Ela cumprimentou os membros da Frente e os representantes de países vizinhos que participavam da cerimônia. O grande desafio na opinião dela, é levar renda aos produtores, falar com eles sobre lucratividade e prosperidade, porque ser produtor de café não é sinônimo de ser pobre e ninguém pode aceitar isto no mundo.

O prefeito e presidente do Concafé Marcelo Chaves, agradeceu o trabalho que os deputados, especialmente Diego e Emidinho tem feito ao longo dos anos em prol da cafeicultura. Ele elogiou a escolha da data para o lançamento da Frente da Cafeicultura, coincidindo com a Marcha dos Prefeitos, contando com a presença dos gestores municipais e podendo fortalecer a cafeicultura. “Me sinto honrado como prefeito de Três Pontas, presidir o Concafé. O café traz uma receita muito grande e posso comprovar com os números do meu município e nada mais justo também de estarmos aqui, reivindicando um pouco mais de recursos para estar fortalecendo a ponta, que é onde todos nós vivemos”, discursou o Chefe do Executivo trespontano.

Texto: Denis Pereira – A Voz da Notícia
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

EXCLUSIVO Polícia prende usuário de drogas, que agrediu e roubou a própria avó de 84 anos

0
Fotos: Denis Pereira/Equipe Positiva

 

Usuário de drogas, ele queria comida e dinheiro. Como não conseguiu, roubou o liquidificador da idosa e a feriu quando Dona Inês tentou impedir que ele levasse mais um objeto de sua casa

A Polícia Militar prendeu durante a tarde desta terça-feira (28), um rapaz de 29 anos. Pior que a reação que ele teve ao receber voz de prisão, foi o motivo que levou os policiais a deterem o homem. Usuário de drogas, as acusações que pesam contra ele, é a agressão contra a própria avó de 84 anos de idade. A idosa que vive uma vida pacata no bairro Santa Margarida em Três Pontas, fala que não aguenta mais os problemas ocasionados pelo seu neto, que sabe que sua mãe é doente e dependente dela.

No início da tarde, Dona Inês Pereira de Oliveira contou que seu neto, que ela tem uma medida protetiva de afastamento do lar, que o proíbe de se aproximar dela e fazer qualquer tipo de contato, chegou transtornado. Armado com uma faca e alterado, chegou ameaçando a idosa exigindo que ela lhe desse comida. Porém, Dona Inês tinha acabado de chegar da rua, pois tinha ido na farmácia buscar remédio para a sua filha, que é mãe dele e está acamada, depois de sofrer dois AVC’s (Acidente Vascular Cerebral). Naquele momento não tinha comida pronta. Ele foi até o quarto onde sua mãe estava e pediu dinheiro e ela não deu porque de fato não tinha. O rapaz gritou que ela não queria lhe dar.

Ao retornar para a cozinha da casa, a idosa iniciava os preparativos para o almoço. Ele a xingou dizendo “tem comida sim sua velha, você que não quer me dar”. É com estas palavras que ele se refere a própria avó. Como se não bastasse, ameaçou que se não comesse naquela hora, iria quebrar a casa inteira e a cara da idosa.

Dona Inês foi até o quarto para dar um medicamento para a sua filha. Neste momento, o rapaz aproveitou, foi até a cozinha e roubou o liquidificador. A vítima tentou impedir que ele levasse mais um objeto de sua casa, como já fez outras vezes, foi quando ele reagiu. O próprio neto, a agarrou pelo braço, a jogou contra a parede o que causou ferimentos em seu braço direito.

Ele fugiu e ela cansada de ter tanto prejuízo chamou a Polícia Militar. “Ele já roubou aqui de casa, panela de pressão, panela elétrica, celular, controle de televisão e mais de R$2 mil em dinheiro e eu não aguento mais. Quando eu durmo e escuto o barulho dos cachorros já penso que é ele chegando com alguma coisa que ele roubou dos outros na rua querendo esconder aqui. A gente não aceita, ele bate na gente e chuta tudo o que vê pela frente”, falou a vítima meio as lágrimas que caiam no rosto.

A Polícia Militar já conhecendo de quem se tratava, saiu a procura do ladrão e agressor. Ele foi encontrado na Rua Sergipe, já no bairro Santa Edwirges. No momento em que os policiais iniciaram a revista, ele reagiu contra os militares, que tiveram que usar de força física para contê-lo e algemá-lo. Ele foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Três Pontas.

A polícia não tem dúvidas de que ele queria dinheiro para comprar drogas. Como pegou o liquidificador iria vendê-lo para manter seu vício. O aparelho foi recuperado. Ao contrário de toda a avó, que principalmente quando está com mais idade, quer a presença, o carinho e a atenção de familiares, filhos e netos, Dona Inês quer distância deste, que desde que começou a usar drogas, furtar e roubar para manter seu vício, só lhe deu desgosto e dores sentimental e física. “Era para estar em seu pleno descanso, mas este seu neto que é usuário de crack lhe importuna e lhe agredi, ao invés de estar trabalhando para ajudá-la”, disse o sargento da PM.

Enquanto a ocorrência estava sendo registrada no Quartel da PM, o rapaz chorou. Ao ser levado para a Delegacia, abordado pela Equipe Positiva, negou que tenha agredido a avó, que queria apenas levar o liquidificador

Dona Inês revelou que durante as ameaças dele, o neto avisou que caso fosse preso, quando sair vai matá-la. Chorando a vítima lamenta que ele tenha seguido este caminho, pois o restante da família são pessoas honestas e trabalhadoras. Ela e os primos do acusado já lhe deram apoio para sair das drogas, parar de roubar e seguir uma vida nova, mas não adianta. Hoje ele mora na rua.

O rapaz disse informalmente aos policiais que foi ele quem furtou em um bar na madrugada de sábado (25), no bairro Santa Edwirges, na companhia de um comparsa. A dupla levou tudo que conseguiram: um aparelho de TV, dinheiro, doces, balas, chocolates, cigarros, carnes e até garrafas de cachaça. Informalmente ele contou aos militares que já trocou tudo em drogas e por enquanto nada ainda foi encontrado.

Cocatrel bate novos recordes históricos em 2022

0

 

*Os destaques foram o faturamento e as sobras, os maiores da história da cooperativa

Durante o mês de março a diretoria da Cocatrel realizou Pré-Assembleias em quatro cidades de atuação da cooperativa, sendo elas Santana da Vargem, Coqueiral, Nepomuceno e Carmo da Cachoeira. Além disso, a revista de número 72, que fala sobre as ações de fevereiro, publicou uma matéria sobre os resultados, que também foram disponibilizados no site. Tudo isso mostra transparência da atual gestão, que, divulgando antecipadamente os resultados que serão apresentados na Assembléia Geral Ordinária (AGO) demonstra sua responsabilidade para com os cooperados, que vão à AGO nesta quarta-feira (29) tendo conhecimento sobre os resultados do exercício de 2022.

De forma resumida, os principais resultados foram: 1) faturamento de R$1.546.289.883 (Hum bilhão, quinhentos e quarenta e seis milhões, duzentos e oitenta e nove mil, oitocentos e oitenta e três reais e 2) sobra (lucro) de R$32.073.132 (Trinta e dois milhões, setenta e três mil, cento e trinta e dois reais). Tanto o faturamento como a sobra foram recordes históricos da cooperativa em seus 63 anos de existência.

Em termos de faturamento, houve um crescimento de 14,15% em relação ao ano anterior. Vale ressaltar que o crescimento das receitas é contínuo desde 2017, tendo apresentado aumento de 334% em 11 anos – de 2012 a 2022.

Em termos de sobras (lucros), o ano também foi de recorde, apresentando crescimento de 202,79% em relação ao ano de 2021 e o dobro em relação ao ano de 2019, que era, até então, o melhor resultado da história da cooperativa. O valor total de sobras no acumulado entre 2012 e 2022 foi de R$119.5 milhões, sendo que R$78.5 milhões ocorreram nos últimos 5 anos, 65%; demonstrando a preocupação e o compromisso da atual gestão com a saúde financeira da instituição.Para Marco Valério Araújo Brito, diretor presidente da Cocatrel desde 2018, “o lucro é importante em uma cooperativa, visto que possibilita o aumento de capital para novos investimentos, tecnologias e serviços que possam agregar valor aos negócios do cooperado”.

E lembra que não é só lucro que importa e sim a filosofia que orienta as ações da cooperativa. “A Cocatrel investe e financia seus cooperados; repassa maior valor a eles, sendo a cooperativa da região que menos desconta do preço de venda – segundo estudos da Ocemg. Vende melhor o café, já que agrega valor por meio de preparo de café, tem ganhos de escala e de eficiência nos processos internos e cumpre contratos, o que melhora as condições de negociação por conta de reputação interna e internacional”.

Marco complementa que “a cooperativa entende seu papel nas comunidades onde atua, praticando ações ligadas a preservação ambiental, responsabilidade social e de governança corporativa”. Faz questão de dizer que “o faturamento e sobra recorde são resultados de todo um esforço no sentido de profissionalizar a cooperativa por meio de pessoas e processos visando atender melhor ao cooperado”.

Vereadores aprovam adequação salarial para cargos técnicos e aumentam ticket alimentação para servidores da Câmara

0

 

A sessão ordinária de número 100, da 19ª Legislatura, Câmara Municipal de Três Pontas, na noite desta segunda-feira (27), contou com três projetos, sendo dois deles relacionados aos servidores do Poder Legislativo e da Prefeitura e o terceiro referente a recursos destinados ao Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas.

Entre os assuntos mais abordados, a morte do ex-vereador Ruy Quintão foi mencionada por praticamente todos os vereadores, como forma de se solidarizarem com a família enlutada, enaltecendo o trabalho desempenhado pelo legislador que marcou uma era na política trespontana.

A reunião contou com casa cheia, com todas as cadeiras ocupadas pelos servidores, interessados na votação do projeto que trata de adequação salarial a várias categorias. Faltou na sessão, o vereador Luciano Reis Diniz (PV), que se recupera de um problema de saúde.

Com isso, o primeiro a falar no Pequeno Expediente, foi o vereador vice presidente da Câmara, Luan Donizete Elias (Luan do Quilombo – PDT). Aproveitando a presença de tanta gente, divulgou que foi um projeto de lei dele, dando direito a uma folga, aos funcionários que declaram imposto de renda, destinando parte dele aos Fundos dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Idosos. Os recursos serão investidos na própria cidade e não se paga nada a mais por isso.

Luan comemora a entrega de sementes de feijão, que o vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó – PP), o vice prefeito Luis Carlos da Silva e ele, conseguiram com o presidente da Emater Otávio Maia. A entrega será feita aos agricultores familiares e foi feita de forma simbólica nesta manhã de segunda-feira (27).

Prestando contas de seu mandato e atuação conjunta com os colegas mencionados acima, Luan do Quilombo divulgou que visitou escolas e entidades da cidade com o deputado estadual Professor Cleiton (PV). Ele destinou nos últimos anos mais de R$1 milhão ao Município e nos encontros que teve, reafirmou seu compromisso.

Sobre a limpeza, o vereador citou que a Prefeitura começou a fazer a limpeza do Parque Multi Uso da Mina do Padre Vitor. O serviço está sendo feito por uma empresa terceirizada e coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente. Ele espera que com três meses tudo esteja resolvido.

Professor Popó reforçou as visitas que eles fizeram com o deputado professor Cleiton. No Hospital, eles viram o elevador que foi instalado e ficou de colaborar com mais recursos. No Caic, ele deve destinar para a compra e instalação do sistema  de energia fotovoltaica, que vai gerar uma economia de quase R$7 mil por mês na conta de luz.

O vereador disse que com o reforço que Antônio do Lázaro fez ao pedido que ele havia feito ao deputado federal Diego Andrade (PSD/MG), os recursos para as pequenas reformas para famílias carentes saiu.

Demonstrando sua alegria com a importância que a causa animal tem ganhado nos últimos anos, Popó mencionou que será criado no Ministério do Meio Ambiente, a Secretaria de Defesa Animal. Isto nunca aconteceu. A mesma alegria é que foi lançada semana passada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, que está contando com 210 deputados, de todo o Brasil e de vários partidos políticos. De São Paulo é o parlamentar, Felipe Becari (União Brasil) e de Minas é o Fred Costa (Patriota). Eles estão acreditando, que isto vai trazer soluções.

Popó que já teve a oportunidade de falar com o deputado paulista, soube que o sonho de toda cidade é ter um projeto de castração como tem em Três Pontas, mas só quem valoriza é quem está fora daqui e está de fora valoriza.

A vereadora Maria Selena Silva (Selena do Caté – PSD), agradeceu a resposta que recebeu sobre a falta de profissionais médicos suficientes para atender a demanda no Posto de Saúde do bairro Santa Edwirges. Segundo ela, agora são três médicos que vão ampliar o número de pacientes atendidos todos os dias que são moradores de 7 bairros.

O secretário da Mesa Diretora, o vereador Maycon Douglas Vitor Machado (PDT), registrou que na semana passada, faltou a sessão para prestigiar o lançamento do Parlamento Jovem Minas em Belo Horizonte (MG). Na quinta-feira, Maycon assentou na cadeira que ocupou durante vários anos como presidente da Câmara e fez o lançamento da temporada 2023, que terá como tema “Jovem e o mercado de trabalho”. Ele está cheio de boas expectativas e espera que eles cresçam e conheçam de tudo que faz a diferença na vida dos jovens. Ele fez outros agradecimentos aos colegas de vereança, aos servidores da Câmara que o auxilia em especial aos vereadores Luan e Paulinho que participaram da abertura.

Maycon também fez cobranças. Cobrou a melhoria que os moradores estão pedindo no trecho que liga os bairros Vila Rica e Vivendas do Bosque com o Santa Tereza. O local está com o asfalto em péssimas condições precisando de recapeamento.

Ele também pediu resposta a um ofício que enviou ao Executivo, sobre a melhoria da sinalização na Rua Agnelo Araújo. É que a Apae vai mudar a questão de entrada e saída de alunos e pessoas. Pacientes que são atendidos no setor clínico, vão poder sair e chegar pela Rua Barão da Boa Esperança. Já os alunos da Escola Pequeno Príncipe sairão pela rua dos fundos. No começo do mês, a direção da Apae pediu que a via fosse sinalizada, mas até agora nada e a instituição tem urgência nisso.

Outra cobrança é sobre a 1ª Semana do Autismo, comemorado por força de uma lei criada por ele ha três anos, na Câmara e sancionada pelo prefeito Marcelo Chaves. Ele quer saber qual é a ação que está sendo preparada, para celebrar a data com informações que precisam chegar a população, para que ela tenha conhecimento da importância de se ter respeito, sem preconceito com as pessoas que tem autismo. A Apae inclusive fará no dia 02 de abril, um Movimento Comunitário, no Parque Municipal Vale do Sol. Estudos mostram que a partir de 2025, a cada 100 crianças nascidas uma terá autismo. Justificou sua ausência na final do Campeonato Municipal, por ter ido no evento Viés Power da Apae, mas parabenizou a todos os envolvidos e as equipes que disputaram a final.

O vereador Luis Flávio Floriano (Flavão – PDT), discursou sobre o resultado positivo que a fiscalização contra os moradores que estão sujando a saída dos bairros Santa Marta e Cidade Jardim ganhou. Ele alerta que as pessoas tomem de exemplo, o caso da multa aplicada ao pedreiro na semana passada e não joguem mais lixo em lugar nenhum. Mas, também alertou que tem terrenos da Prefeitura que estão cheios de mato e ela também precisa cuidar do que é seu.

O vereador Sérgio Eugênio Silva (Cidadania) disse que a Prefeitura está começando a resolver o problema da sujeira do mato e da quantidade de buracos nas ruas. Depois de esperar tanto tempo, é confiar que o trabalho será feito e os problemas resolvidos. Sobre a questão da multa aplicada pela Polícia Militar do Meio Ambiente, ele lamentou que as pessoas prefiram a multa de mais de R$6 mil do que pagar R$30 para despejar o entulho em local apropriado junto ao Aterro Sanitário.

Sérgio fez uma sugestão que o Município estude um melhor lugar para que os exames de direção realizados pelo Detran-MG para os candidatos a motoristas seja em outro local. Muitas pessoas reclamam que na Avenida, atrapalha o trânsito, principalmente a circulação de veículos pesados.

Paulo Vitor da Silva (Paulinho – PP), acrescentou que já foi falado para que estes exames fossem transferidos para o bairro Esperança, onde o movimento é menor e não fica longe da Avenida. O que foi solicitado há um tempo atrás, era que fossem disponibilizados os banheiros do Parque Municipal Vale do Sol.

Voltando a criticar a falta de iluminação na cidade, a escuridão que estão em vários pontos da cidade, Paulinho sugeriu até que o pagamento da taxa de iluminação pública fosse suspensa, porque os contribuintes tem pago caro por um serviço que não está sendo prestado.

Roberto Donizetti Cardoso (DEM) também abordou isso na Tribuna e continuou que as pessoas tem reclamado e com razão e as lâmpadas de led que estão para serem trocadas até hoje nada. Falaram que estavam fazendo o processo licitatório, mas a demora é tanto, que daqui a pouco a empresa que venceu, vai pedir realinhamento de preço, o que tem se tornado uma prática comum no Município, dado a demora em concluir os procedimentos. Robertinho lamentou a situação do Parque Multi Uso da Mina do Padre Victor. Grupo de Escoteiro da cidade realizou uma atividade no último fim de semana no local, recebendo adolescentes e jovens da região, como de Varginha, Nepomuceno, Lavras e Paraguaçu e as condições estão lastimável. Quem vai pegar água na Mina corre o risco de cair, dada a quantidade de lodo.

Geraldo José Prado (Coelho – PSD), voltou a dizer que o prefeito Marcelo Chaves é bonzinho, boa pessoa, mas demora em fazer tudo, porque não há um planejamento. Sobre a Mina, sugeriu mais uma vez que a Associação Padre Victor ajude na manutenção do local, usando o dinheiro arrecadado com o aluguel das barracas durante a festa do Beato para melhorar a estrutura para receber os visitantes e romeiros.

O presidente Antônio do Lázaro criticou uma postagem feita por um morador, que menciona o diretor do ITL João Victor Mendes, o deputado federal Diego Andrade (PSD/MG) e ele, em relação as obras de construção da terceira faixa entre Três Pontas e Varginha. O vereador mencionou todos os tramites burocráticos que precisam ser realizados, pontuando que culpa tem o deputado se a empresa que ganhou a licitação quebrou, decretando falência. A missão do deputado, começou em mudar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Congresso Nacional permitindo que verba federal fosse alocada em rodovias do Estado e viabilizar o dinheiro, o montante de R$10 milhões. Terminou respondendo que o cidadão não sabe o que está dizendo e falando bobagens.

Adequação salarial é aprovada para servidores 

O projeto que faz a adequação salarial de vários servidores municipais foi enfim votada pelo Plenário. Desde o início do ano, profissionais técnicas que atuam na saúde bucal participam das reuniões e pressionam os vereadores para que a proposta de lei fosse aprovada. A demora foi que o primeiro projeto,  enviado pelo Poder Executivo, havia várias inconsistências e atendia a um percentual restrito de funcionários. Ele foi inclusive retirado da Casa e retornou ao Jurídico para estas mudanças, inclusive com o impacto financeiro que o aumento vai causar na folha. Chegou na semana passada, passou pelas Comissões Técnicas de Estudo depois de receber o parecer favorável.

O projeto faz adequação no salário dos servidores que ocupam a carreira técnica, nas áreas do Executivo, Saúde, Educação e os agentes da Guarda Civil Municipal. Ele visa equiparar os vencimentos que precisam ter o mesmo nível de formação e alguns deles até mesmo cursos técnicos.

O item da pauta demandou vários discursos em defesa dos servidores e a preocupação com aqueles que são contratados e que ao que tudo indica não serão contemplados. Maycon acredita que haverá bom senso do Executivo em estender isto a todos, porque não existe lógica em pagar salários diferenciados para quem ocupa a mesma função, inclusive por conta do valor do impacto que foi apresentado no projeto. Vereadores defenderem a Câmara, reafirmando que os comentários que surgem que existiam legisladores contrários é mentira. Sérgio que é servidor efetivo e atuou diretamente com o Executivo para que as adequações fossem ao primeiro projeto que chegou na Casa, mencionou pessoas que desde o início cobraram e pressionaram para que a lei fosse votada, mas não escondeu a insatisfação com as conversas que surgiram nos corredores da Prefeitura, dizendo que ele seria contra. Ele chegou até a dizer que não deve mais se candidatar a vereador e dar lugar para outras pessoas. Paulinho disse que o projeto é louvável e que isto se deve ao atual percentual de gastos com a folha de pagamento, que segundo ele, não é tanto mérito da Administração e sim a arrecadação. O oposicionista comparou que já foi vereador em que a folha gerou gasto de R$54% e hoje está na casa dos 40%.

O projeto foi aprovado por unanimidade. As 20:00 horas, o presidente da Câmara Antônio do Lázaro anunciava a aprovação e os servidores aplaudiram a decisão plenária.

Falando em servidores, através da iniciativa da Mesa Diretora, a Câmara Municipal aprovou a revisão dos valores pagos do ticket alimentação aos seus funcionários. Sem reajuste com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), os vereadores defenderam o trabalho que é feito por uma equipe enxuta e que se dedica a atender e bem os vereadores e a população. O ticket alimentação que atualmente é de R$561,42 vai para R$800,00.

Hospital recebe recursos para a Hemodiálise

O Hospital São Francisco de Assis vai receber R$101.446,57 para aplicar na conclusão da construção do Centro de Hemodiálise. O dinheiro é de emenda impositiva do vereador Antônio do Lázaro, que vai ser repassado a Santa Casa. Vereadores mencionaram o trabalho realizado pelo provedor Michel Renan Simão Castro, que na semana passada foi reconduzido ao cargo voluntário para mais um ano.

Familiares e amigos se despedem de Ruy Quintão cantando

0

 

Os trespontanos se despediram no fim da tarde desta segunda-feira (27), do ex-radialista e ex-vereador Ruy Quintão. O corpo dele foi velado durante todo o dia no Plenário da Câmara Municipal, onde ele atuou na vida política, por 32 anos, durante 8 mandatos. Ele morreu aos 95 anos em casa no início do dia.

Durante o dia amigos, familiares receberam o carinho e atenção de muitos trespontanos que passaram pelo Velório. Na hora de se despedir do radialista que se intitulava o “mais amigo”, uma chuva forte caiu acompanhada de ventos fortes. O cortejo atrasou e depois percorreu as ruas em direção ao Cemitério Municipal. Seu filho Ruyzinho Quintão foi sendo cumprimentado ao longo do trajeto pela Rua Américo Miari.

A morte de Ruy Quintão

Lá, alguns amigos esperavam para dizer adeus. Violeiros e cantores que ao longo dos anos receberam o apoio do radialista da Rádio Três Pontas AM cantaram enquanto seu corpo era sepultado. O “Hino de Reis” foi entoado pelos amigos em lembrança a sua dedicação, irreverência ao criar e apresentar o Encontro de Companhias de Reis durante quase 50 anos.

3 NOTAS DE FALECIMENTOS terça-feira 28 de março

0

 

Faleceu Roberto de Oliveira Silva. Ele residia na Rua Sebastião Xavier de Brito 276, no bairro Alcides Mesquita. O corpo está sendo velado no Velório Municipal e o sepultamento será hoje as 17:30.

Faleceu Delcídio Victorino de Paula. Ele residia na Rua Gabriel José dos Reis 593, no Centro de Santana da Vargem. O corpo está sendo velado no Velório Municipal de Santana da Vargem e o sepultamento será hoje as 17:00 horas.

Faleceu Antônio de Oliveira, mais conhecido
Mais conhecido como por Tonhão Felipe. Ele residia na Rua Ninico Campos n° 1.390, no bairro São Judas Tadeu. O corpo será velado no Velório Municipal a partir das 10:40 e o sepultamento será hoje as 17:00 horas.

PJ é lançado com número recorde de jovens inscritos, que vão debater o mercado de trabalho

0

 

O Poder Legislativo Municipal de Três Pontas realizou na noite da última quinta-feira (23), o lançamento oficial do Parlamento Jovem Minas no Município. Em 2023, são cerca de 130 jovens inscritos, das escolas estaduais de nível médio; Prefeito Jacy Junqueira Gazola, Professora Marieta Castro, Presidente Tancredo Neves, Deputado Teodósio Bandeira, além das escolas da rede particular – Coração de Jesus, Cootec Colégio Novo Milênio e Travessia.

A cerimônia seguiu um ritual formal exigido pela Asssembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e contou com o Plenário cheio. Alunos, professores das escolas envolvidas e pais, prestigiaram a solenidade. Junto com o presidente da Escola do Legislativo Professor Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, e coordenador do Parlamento Jovem, o vereador Maycon Douglas Vitor Machado, os vereadores Luan Donizete Elias (Luan do Quilombo – PDT) e Paulo Vitor da Silva (Paulinho – PP).

O tema desde ano, foi votado pelos jovens estudantes de toda a Minas Gerais, dentro da etapa estadual, realizada na Assembleia no final do mês de setembro do ano passado. O tema “Jovem e mercado de trabalho”, inicialmente saiu das priorização de umas das cidades no polo da qual Três pontas integra, que foi composto por sete cidades, Alfenas, Guapé, Nepomuceno, Paraguaçu, Três Corações, Três Pontas e Varginha; tema este que posteriormente foi escolhido na etapa estadual em Belo Horizonte. As oficinas terão três subtemas: “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho”; Escolaridade e qualificação profissional”; Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.

Passado a euforia deste início, nesta semana, na quinta-feira (30), as 18:30, na Câmara eles já começam a participar das oficinas. Eles primeira terão palestras sobre cidadania, formação dos três poderes e formação política. Posteriormente às estas oficinas, os jovens já mergulham nos estudos ao tema proposto para este ano. As oficinas são realizadas no Plenário, as quartas e quintas-feiras, das 18:30 as 20:30.

O Parlamento Jovem dá cada vez mais voz aos jovens, que tem na visão do coordenador Carlos Castro, condições de desenvolver e praticar a sua cidadania e levando isto para a sua família e sua vida. Ele explica que o PJ não é concorrente de escola e a Assembleia Legislativa tem diversos cursos que são ministrados de forma virtual, em que o aluno do Parlamento tem acesso através de uma chave que é fornecida a ele. Os cursos oferecem inclusive certificado.

Ao longo dos anos, Três Pontas foi se tornando referência inclusive para municípios maiores, no Polo Regional Sul III e IV, que são ao todo 11 cidades, que foram divididas devido a região territorial. Carlinho que é muito querido pela juventude é um dos coordenadores regionais e ajuda outras unidades. Para ter ideia da dedicação e do prestígio que o PJ -TP tem, tem proposta que foi elaborada em Três Pontas, passou pelos filtros dos polos regional e do Estado e hoje está com a presidência da Comissão Popular da ALMG, que acolhe as sugestões populares e podem se transformar em lei.

Stéfany Oliveira é aluna da Escola Estadual Teodósio Bandeira. Está no Parlamento Jovem desde 2019 e agora se tornou monitora. Ela representou a cidade na etapa estadual e a experiência mudou sua vida e seu jeito de pensar, principalmente no que se refere a política. Já Sara Mansur é da Escola Tancredo Neves, começou o segundo ano no projeto e está toda empolgada em abordar este tema tão importante.

A experiência está sendo inovadora para Felipe Marinho Esteves. Ele é aluno do Jacy Gazola e está empolgadíssimo. O servidor público Jorge Donizetti Donato, foi ver de perto o que a filha tem feito na Câmara. Marcela Vitoria de Jesus Donato tem participado com frequencia das sessões e o pai dela revela que a filha gosta muito de política e gosta de entender como ela funciona. “Eu vejo que ela está preocupada com o futuro. Hoje minha filha se transformou, está mais focada e feliz”, declarou o pai Jorge.

O vice presidente da Câmara Luan do Quilombo, o coordenador do PJ Maycon Machado e o vereador Paulinho

O coordenador do Parlamento Jovem, vereador Maycon Machado, completou que viveu uma noite por ter visto Casa cheia, pois a seis anos, desde assumiu o PJ, foi a maior plateia que ele já viu no lá.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com a PUC-Minas, por meio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa e é realizado em parceria com as câmaras municipais, desde 2004, e está consolidado em Três Pontas desde 2015. Desde então, foram os temas – segurança pública e direitos humanos, mobilidade urbana, educação política nas escolas, violência contra a mulher, discriminação étnico racial, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e saúde mental do jovem.

Polícia vai verificar denúncia de moto furtada e apreende drogas na Vila Marilena

0

 

Um jovem de 21 anos foi preso, nesta segunda-feira (27), por suspeita de tráfico de drogas, no bairro Vila Marilena em Três Pontas.

De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia anônima, apontou que um rapaz já conhecido por envolvimento com o tráfico de drogas, estaria guardando em casa uma motocicleta furtada.

Diante da informação, a PM deslocou até a Rua Tupã e encontrou com o denunciado. Ele autorizou as buscas e os policiais não encontraram o veículo. Mas durante as buscas, foi localizado 10 pedaços grandes de maconha e três pinos de cocaína. A droga foi apreendida e o rapaz foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Três Pontas.